quinta-feira, abril 28, 2005

 

Ida à Biblioteca Rocha Peixoto na Póvoa

.
Ontem, finalmente, fomos ao muito esperado evento na Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim, parte das nossas comemorações do Bicentenário de Hans Christian Andersen. Correu tudo muito bem!
Para já aqui fica esta fotografia do nosso grupo (mais um soldadinho e uma polegarzinha de outra escola). Depois contamos com mais pormenores e mostramos mais fotografias, mas se quiserem podem desde já ler a reportagem que saíu no Jornal O Primeiro de Janeiro (ver em baixo)


«Personagens das histórias de Christian Andersen desfilaram ontem na biblioteca da Póvoa
Do imaginário para o real

O Soldadinho de Chumbo, O Patinho Feio, A Princesa e o Grão de Ervilha são algumas das personagens das histórias de Hans Christian Andersen.
A Biblioteca da Póvoa de Varzim foi ontem o palco de um desfile das criações mais representativas do escritor dinamarquês.
Goreti Teixeira


As histórias de H. Christian Andersen foram escritas há quase 200 anos, mas nem por isso parecem ter perdido actualidade. No ano em que se comemora o bicentenário sobre o nascimento do escritor dinamarquês, o pelouro da Cultura da Câmara da Póvoa de Varzim desenvolveu um programa especial para assinalar a efeméride na biblioteca municipal, onde ontem se realizou um Desfile de Personagens das obras de Andersen. No evento marcaram presença a escola EB 2/3 de Beiriz e o Grande Colégio da Póvoa de Varzim. O entusiasmo era grande, mas a timidez também se fez sentir.
No desfile não faltaram os soldadinhos de chumbo, o patinho feio, a princesa e o grão de ervilha, a rainha das neves, entre outros. Ordenadamente, mas com algum burburinho de fundo, cada grupo contava a sua história, com um pedido antecipado por parte das professoras para que tentassem identificar a história, através das roupas que os alunos vestiam. Um segundo Carnaval, cujos trajes foram concebidos pelos alunos, com a ajuda dos pais e dos professores. De acordo com Marcelina Silva, docente da escola de Beiriz, a adesão à iniciativa «foi muito grande e, desde logo, mostram entusiasmo. Procuraram as histórias na biblioteca da escola, escolheram as personagens e tentámos que eles as contassem. Uns estavam mais preparados, outros um pouco intimidados».
Depois das histórias contadas, o grupo de alunos dirigiu-se à sala de leitura, onde questionaram os presentes sobre se conheciam ou não o escritor. No alto da sua tenra idade e alguma rebeldia percorreram a sala e ao que O PRIMEIRO DE JANEIRO pode constatar o inquérito foi positivo. Face ao grande número de inscrições para esta iniciativa, amanhã será apresentado um outro espectáculo «desta vez com um desfile de novas personagens de Andersen», revelou Fernanda Trovão, técnica superior de biblioteca.

Já a partir de Maio realiza-se um ciclo de vídeo, intitulado "Andersen no cinema", com exibições todas as quartas-feiras.
Entretanto, encontram-se patentes na biblioteca duas exposições: "Rainha das Neves – Obra de Hans Christian Andersen" e "Viagem de Andersen a Portugal /Janeiro-Agosto de 1866"».
In O Primeiro de Janeiro
-------------------------------------------------------

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?